Seja bem vindo!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Oficinas terapêuticas

           O CAPS I de Arcos opera a partir dos atendimentos psiquiátrico e psicológico, das oficinas terapêuticas, das visitas domiciliares, do trabalho realizado junto às famílias na tentativa de torná-las parceiras no tratamento - numa lógica contrária à internação psiquiátrica. 
        As oficinas terapêuticas funcionam como um espaço de organização subjetiva, nelas é possível acolher a produção, invenção particular, de cada paciente. Temos no CAPS – I Arcos oficinas de letras, auto-cuidado, desenho, decoupage, mosaico em papel e azulejo, horta e jardinagem, pintura em tecido, crochê. Convidamos você a conhecer um pouco de cada Oficina;
  • Oficina de Crochê: São inúmeros os benefícios do crochê na terapia ocupacional. É um bom exercício para memória e coordenação motora . Além de todos os benefícios para saúde, o crochê ainda pode ajudar as pessoas que o praticam como uma fonte de renda.



  • Oficina de découpage: Oferece um grande número de possibilidades para a criação de peças e também para a restauração e o reaproveitamento de peças e objetos de decoração ou utensílios domésticos. As técnica da découpage é muito simples de fazer, exige apenas um pouco de habilidade.

  • Oficina de desenho: O ato de desenhar envolve a atividade criadora;  permitindo ao paciente desenvolver sua própria liberdade e iniciativa, e faz com que este expresse-se como indivíduo reconhecendo esse mesmo direito nos outros o permitindo apreciar e reconhecer as diferenças individuais.





  • Oficina de Jardinagem e Horta: Ao lidar com a natureza, aguçamos as funções cerebrais de percepção quando observamos as cores e formas das plantas e sentimos seus aromas e texturas, ao tocá-las ou ao manusear a terra. Entramos em contato com a beleza essencial e através destas experiências, ainda podemos cultivá-las através de cuidados especiais de cada espécie, analisar seus desenvolvimentos, criar novas formas e arranjos e ativar nossas memórias com novos conhecimentos da diversidade das espécies botânicas (nomes científicos e populares) e técnicas de manuseio específicas, desenvolvendo uma enorme sensação de bem-estar e sentido de produtividade.


  • Oficina de Letras: O trabalho com a literatura produz resultados efetivamente importantes, não somente por se situar no registro da arte, mas além, por se constituir através de procedimentos que operam diretamente com a letra, com o escrito – elementos fundamentais na estrutura psicótica (BRANCO, Lúcia Castello. Escrever a loucura, p. 12). O processo de criação dos textos parte de um trabalho com o aspecto “material” da palavra. As técnicas envolvem a exploração sonora e semântica do significante, a recriação de poemas por meio de exercícios dadaístas, a descrição de imagens/objetos, a leitura de autores conhecidos, dentre outras.


  • Oficina de mosaico (papel e azulejo): A técnica do mosaico consiste em preencher totalmente as superfícies com peças especiais de cerâmica, vidro, espelho, miçangas, porcelanas, azulejos, ladrilhos e papel picado. É uma atividade que estimula a coordenação motora.



  • Oficina de Pintura em tecido: É uma atividade extremamente prazerosa, exercita os canais sensoriais, produzindo bem-estar, estimulando a concentrar, aguçando a percepção.
 






 


  • Oficina de Saúde e Higiene: Auxiliar os pacientes nos cuidados pessoais, é de grande importância para a sua boa qualidade de vida. Além de proteger de doenças, a higiene pessoal também aumenta a auto-estima. Com isso as pessoas se sentem mais confortáveis e confiantes para enfrentar melhor situações do dia-a-dia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário